Queda no FPM pode prejudicar serviços públicos municipais
11/08/2023

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é, basicamente, a fonte de renda dos pequenos municípios. Em outras palavras, é o dinheiro que o Governo Federal repassa mensalmente, em cada dia 10, 20 e 30, sendo que a cota bem maior é a do dia 10 de cada mês.

No dia de hoje, recebemos um repasse menor que no mesmo período do ano passado. Foram R$336.150,47 a menos.

Diante dessa situação, infelizmente, a precariedade aumenta e dificulta a administração no solucionar dos múltiplos encargos, sobretudo o mais delicado, que é a saúde pública.

Outro fator que torna a situação ainda mais complicada, é que, como a parcela deste dia 10 foi reduzida, o mesmo acontecerá com as parcelas dos próximos dias 20 e 30.

Como bem afirmou ontem a Confederação Nacional dos Municípios, o repasse tem caído devido à arrecadação do Imposto de Renda e o aumento nas restituições do IR (passe para o lado e leia a explicação do órgão sobre a queda no repasse).

Este comunicado é uma forma de transparência com todos os nossos cidadãos! Salientamos que vamos continuar trabalhando, sem medir esforços, para que a nossa Amada Terra continue progredindo.

Administração Municipal.