Paramirim promoveu a IV Conferência Municipal de Cultura
04/09/2023
O Governo Municipal, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura, realizou na ultima quinta-feira (31), a IV Conferência Municipal de Cultura de Paramirim. Nesta edição, o evento teve como tema “Políticas Culturais e Democracia em Construção no Município de Paramirim.”

Durante o evento os artistas da terra demonstraram todo seu talento com belíssimas apresentações culturais. A exemplo da cantora Sida Santos, do grupo de capoeira Tim-Tim Auê Kpoeira e do Reisado de Chiquinho de Peixoto.
O objetivo da conferência foi discutir a cultura do município nas suas dimensões de Territorização, Democratização, Identitária, Diversidade, Economia Criativa e Direito às linguagens, assim como também diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura.

Na conferência foram escolhidos os delegados que vão representar a cidade na etapa territorial e estadual do evento e, posteriormente, a delegação que irá a Brasília, em novembro, participar da edição nacional das discussões sobre a política cultural brasileira.

Composta por seis eixos temáticos, a conferência foi aberta ao público e aconteceu na Quadra Poliesportiva da Cetro de Educação Infantil Marleide Oliveira. Em cada um desses eixos foram escolhidas propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Cultura.

Eixos Temáticos discutidos:
I. Territorização, institucional, marcos legais e sistema nacional de cultura;
II. Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social;
III. Identidade, patrimônio e Memória;
IV. Diversidade cultural e transversalidades de gênero, raça e acessibilidade na política social;
V. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
VI. Direito às linguagens, meios artísticos e digitais.

Autor: Samuel Gonçalves